Receita #13 - Almôndegas de arroz e peixe

Alimentação saudável. Aqui está uma "palavra" muito utilizada aqui em casa. Posso-vos dizer que é levada bastante a sério, principalmente pela minha dona mais nova. De vez em quando lá temos um dia de "pecado", mas temos mais dias saudáveis do que dias de pecado.
Um dia destes a minha dona tinha umas sobras de comida no frigorifico, e sobras de comida significam invenções, maioritariamente invenções saudáveis. Desta vez a minha dona tinha arroz de cenoura e pescada cozida no frigorifico e daí saíram umas almôndegas de comer e chorar por mais. Podem fazer estas almôndegas com peixe, carne, arroz ou batata. Basta darem asas à imaginação. As almôndegas foram feitas no forno e acompanhadas com uma salada. Se fizerem muitas almôndegas podem congelar e depois é só ir ao forno e já está!

Almôndegas de arroz e peixe
(Receita "inventada" pela minha dona)

Ingredientes:
-- Arroz de cenoura;
-- Peixe cozido ou grelhado desfiado (a minha dona usou pescada, mas podem usar qualquer tipo de peixe);
-- 1 ovo inteiro + 1 clara;
-- Pão ralado (a minha dona triturou tostas integrais);
-- Sementes de sésamo.


Preparação:
-- Misturar o arroz com o peixe desfiado.
-- Juntar o ovo inteiro e a clara e misturar bem. Podem temperar com sal e pimenta. 
-- Moldar as almôndegas e passar pelo pão ralado ou pelas sementes de sésamo.
-- Levar ao forno até ficarem tostadas.

Nota: Se as almôndegas tiverem pouca consistência podem adicionar um pouco de pão ralado.







P.S.: A lente da máquina fotográfica da minha dona estava suja. Obrigada dono mais velho por raptares a máquina e andares a fotografar carros na lama e no pó.

Miaus e Ronrons. Nobita

Comentários