Receita #2 - Iogurtes de cheesecake de limão

Olá,

A segunda receita da nossa rubrica quinzenal é uma novidade aqui em casa. 

A minha dona há dois meses decidiu comprar uma iogurteira. Nunca na vida tinha feito iogurtes, mas achou que uma iogurteira era uma excelente ideia por três razões: primeiro iria conseguir fazer iogurtes à maneira dela e relativamente saudáveis, segundo, iria conseguir poupar algum dinheiro (a minha dona mais nova e o meu dono mais velho são um bocadinho muito grande viciados em iogurtes) e a última razão está no final do texto!

Depois de muito admirar a sua nova companheira do domingo à noite (sim, porque a minha dona decidiu que todos os domingos à noite iria fazer iogurtes) meteu mãos à obra e fez a primeira "fornada" de iogurtes!
Não querendo ser desagradável apenas digo que a primeira experiência com a iogurteira não correu de acordo com o esperado...
No domingo seguinte a minha dona deu inicio à segunda experiência e o resultado não foi melhor do que o da primeira experiência (foi pior, bastante pior!).
Não se dando por vencida, passado uma semana iniciou a terceira experiência com a iogurteira, e que experiência! A minha dona só fez os melhores iogurtes do mundo!

Apesar de todos as segundas-feiras de manhã termos iogurtes novos para experimentar e para darem um novo animo ao início de semana, a receita que publicamos hoje foi simplesmente a melhor (até agora!).

E tenho de agradecer à Joana que tem um blog fantástico (Palavras que enchem a barriga), porque os iogurtes dela também foram uma das razões que fizeram a minha dona comprar uma iogurteira e aventurar-se no mundo dos iogurtes (admito que me babo um bocadinho cada vez que vejo os iogurtes da Joana, e nem falo dos muffins!). 

Iogurtes de cheesecake de limão
(Receita adaptada do blog Palavras que enchem a barriga)

Ingredientes:
(sete iogurtes)
   - 1 litro de leite magro
   - 2 colheres de sopa de leite em pó magro
   - Casca de dois limões
   - 150 gr de bolacha torrada (a receita original era com bolacha maria)
   - 2 iogurtes naturais (a minha dona usou iogurte grego light)
   - 3 colheres de sopa de açúcar branco (a minha dona não usou)

Preparação:
- Levar ao lume até ferver, o leite magro, o leite em pó e a casca de limão (mexer com uma vara de arames).
- Depois de ferver retirar do lume e deixar arrefecer.
- Quando estiver morno juntamos a bolacha torrada e os iogurtes, mexendo bem até a bolacha torrada estar bem incorporada.
- Colocar os "pré-iogurtes" nos copinhos da iogurteira e deixar durante 10 horas.
- Depois das 10 horas levar ao frigorífico quatro horas (no mínimo).







Miaus e Ronrons. Nobita

Comentários