Receita #18

Era uma vez uma lata de leite evaporado que tinha sido comprada numa promoção no pingo doce (não, não estou a fazer publicidade). Essa lata esteve muito muito tempo na despensa à espera para ser usada. Mas a minha dona tinha um grande dilema: onde a usar?
Até que chegou um belo dia e a minha dona decidiu que esse era o dia em que ia experimentar a fazer qualquer coisa com o conteúdo da lata. Procurou e procurou, procurou outra vez e bateu os olhos numa mousse de ananás. E foi então que nasceu esta receita, a mousse de ananás mais cremosa que alguma vez vão provar.
O leite evaporado viveu feliz para sempre, porque deixou umas quantas pessoas muito felizes com a sua participação na mousse, e a lata também (sim, foi para a reciclagem).

Agora perguntam vocês, e porque é que foi utilizada uma lata de leite evaporado para fazer mousse?  E eu digo-vos, porque o leite evaporado não tem açúcar e dá uma textura assim para lá do cremosa à mousse. 2 em 1.
Agora façam mesmo esta mousse porque é assim uma coisa fenomenal. E nem vale a pena comentar aqueles pedacinhos de ananás embrulhados na mousse...




Mousse de ananás
(Receita adaptada do blog Claras em Neve)

Ingredientes:
-- 1 lata de leite evaporado;
-- 1 saqueta de gelatina de ananás;
-- 1 lata de ananás;
-- 100 ml da calda do ananás;
-- 200 ml de água.


Preparação:
-- Colocar a lata de leite evaporado no frigorifico 5 horas antes de fazer a mousse (a minha dona depois das 5 horas no frigorifico ainda colocou meia hora no congelador).
-- Juntar 100 ml de água e 50 ml da calda do ananás e levar ao lume até ferver. 
-- Quando a mistura da calda e água ferverem dissolver a saqueta de gelatina. Quando estiver bem dissolvida juntar o restante da água e da calda (100 ml água + 50 ml calda). Deixar arrefecer.
-- O próximo passo é cortar o ananás em pedaços pequenos e reservar.
-- Bater com a batedeira o leite evaporado até ficar consistente (o leite evaporado fica com bastante volume).
-- Juntar a gelatina com o leite evaporado com uma colher.
-- Depois é só juntarem os pedaços do ananás, envolver com bastante cuidado e guardar no frigorifico até solidificar.









Miaus e Ronrons. Nobita