Férias - Parte III

e continuamos com as férias... (parte I aqui e parte II aqui).

Algures durante a semana os meus donos foram à Ilha Saona.
Em Bayahibe o frenesim é enorme! Há vendedores de tudo e mais alguma coisa. Muita gente vive desse turismo local e aproveita para vender: chapéus, tshirts, charutos, máquinas fotográficas descartáveis (para fotografar dentro de água), bebidas, e ainda para quem quer tirar fotografias com répteis. Aqui tem casas de banho públicas – para quem vai embarcar em barco sem WC é aconselhável, porque a viagem ainda é longa.

Leia mais em: https://www.viajecomigo.com/2014/10/31/ilha-saona-republica-dominicana/
Em Bayahibe o frenesim é enorme! Há vendedores de tudo e mais alguma coisa. Muita gente vive desse turismo local e aproveita para vender: chapéus, tshirts, charutos, máquinas fotográficas descartáveis (para fotografar dentro de água), bebidas, e ainda para quem quer tirar fotografias com répteis. Aqui tem casas de banho públicas – para quem vai embarcar em barco sem WC é aconselhável, porque a viagem ainda é longa.

Leia mais em: https://www.viajecomigo.com/2014/10/31/ilha-saona-republica-dominicana/

Durante a viagem de autocarro.

Plantações de cana de açúcar.

Foto para a competição: quem está mais bronzeado?

Bayahibe onde iam apanhar o barco. Para a ilha foram de lancha rápida e depois na volta vieram de catamarã.
E aqui começou a desgraça. A minha dona super prevenida com tudo (até antibiótico levou), esqueceu-se dos comprimidos para o enjoo. Enquanto a lancha ia rápido até se aguentou, mas quando parou para irem fazer mergulho começou a descambar...
A minha dona ainda conseguiu filmar enquanto andava a fazer mergulho, filmou os peixinhos, filmou os corais, filmou o dono mais novo e depois obrigou-o a filmá-la a ela, mas tirar fotos já exigia mais foco e ela só queria vomitar.
Parámos no meio do oceano nas piscinas naturais de água transparente La Palmilla e saímos do barco. Eu agradeci aos deuses porque mais um bocadinho em cima do barco e chamava o gregório.
Olhem bem a cor da água (as fotos estão com uma cor esquisita porque foram tiradas com o telemóvel que tinha uma capa à prova de água e estava numa bolsa à prova de água, por isso era muito plástico em cima da lente). E se a água da praia no hotel era morna (em comparação com a água por aqui era super quente), esta água, ó meu Deus. Uma pessoa até tinha calor dentro da água.
O pessoal do barco serviu bebidas (para a minha dona foi coca cola e água porque tudo o resto tinha álcool) e ligou a música. Os meus donos tiraram fotos, andaram a brincar na água e a minha dona só dizia que nunca mais dava nenhum mergulho no "nosso" mar (já deu, e ia morrendo com cãibras e congelada). 
cãi·bra

"cãibras", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/c%C3%A3ibras [consultado em 11-02-2019].
As árvores parecem perto, mas acreditem que estavam bem longe!
O dono mais novo não deixou o copo no mar, não se preocupem. E também já não tinha bebida por isso não havia risco de embebedar os peixinhos.
Esta foto foi tirada com uma máquina sem plásticos nas lentes, por isso a cor já está bem melhor.
Estrelas do mar!
Lá ao fundo é onde o oceano Atlântico se "junta" com o mar das caraíbas.
A minha dona deu graças aos Deuses quando chegaram à ilha. Foi logo à casa de banho (estava a morrer com tanto xixi) e deitou-se logo na areia para ver se ficava menos enjoada do barco. Mas nada. Foi ao mar dar uns mergulhos, foi tirar fotos na palmeira deitada, sempre com vontade de vomitar e super enjoada, ou seja, não aproveitou a 100% nada da ilha.
Quando chegaram à ilha eram umas 10h e tal. Ainda não estavam muitos turistas por lá, mas perto da hora de almoço o mar estava cheio de barcos e a areia cheia de pessoas a tirar fotos, um exagero sinceramente.
A minha dona estava tão mal disposta que tirou só umas 20 fotos (são poucas acreditem..).
Na sombrinha.
A tal palmeira.
A minha dona não subiu mais porque é medrosa (ela diz que foi por estar mal disposta, mas eu sei bem qual é a verdade).
A sério, olhem bem para a cor daquele mar. E a temperatura da água? Nem vos conto.
O pacote da visita à ilha tinha almoço incluído.
Depois de almoço ainda estivemos um pouco na praia e fomos embora por volta das 14h30. A viagem é muito cara para o tempo que se passa na ilha. Passámos mais tempo em viagem do que propriamente na ilha. A viagem de volta foi num catamarã. A minha dona não tem uma única foto porque veio o caminho todo deitada em cima de uma mesa (sim, mesa) com os olhos fechados para ver se não se vomitava mais. Está claro que o pessoal todo do barco pensou ou que estava podre de bêbada ou que estava grávida, porque uma pessoa não pode enjoar que tem de estar logo ou bêbada ou grávida (se bem que ela estava realmente muito inchada gorda na barriga por comer tanto). Pelo que o dono mais novo contou a viagem foi uma grande festa, com muita música e danças e tal e coiso. Quando chegaram ao autocarro a minha dona foi tipo em piloto automático, ainda pararam numa lojinha gira, mas escusado será dizer que a minha dona nem sequer viu nada do que se vendia lá (sabe que era gira porque o dono mais novo contou).
Quando chegaram ao hotel ela foi direta para o quarto vomitar. Nem conseguiu jantar. Depois adormeceu e no outro dia acordou como nova às 6 da manhã!
E desde que chegou a casa nunca mais saiu sem comprimidos para o enjoo (true story).

De volta ao hotel com um dos melhores livros de sempre.
Casamentos na praia.
Houve um dia qualquer que ao final da tarde choveu. A minha dona estava a ler super descansada e a comer nachos com queijo. Quando começou a chover escondeu o livro na mochila em baixo de 50 toalhas e o chapéu de sol, comeu os nachos todos e foi para a água. Primeiro para a piscina e depois para o mar. E diz ela que foi o melhor banho que tomou lá.
O resto dos dias foi sempre assim:
No último dia quando estava a sair do hotel, as vigas mais seguras de sempre...
Chegada ao aeroporto.
A foto da despedida. Primeiro tirou a minha dona ao dono (reparem no bronzeado nada vermelho).
Depois a minha dona pediu ao dono para tirar e claro que tinha de enfiar meio dedo na lente (reparem no bronzeado ainda mais vermelho da minha dona).
A caminho do avião. O aeroporto era lindo!
O avião à espera deles (ainda passaram por um cão que os cheirou todos e a minha dona começou a panicar porque tinha uns quantos comprimidos na mochila - benurons e trifen, mas não houve stress).
E agora fotos da viagem para Portugal (estava a ver que não acabava!), com direito a nascer do sol.
Apanhamos uma tempestade, mas não foi nada de grave. A minha dona ainda viu uns quantos relâmpagos, mas depois os assistentes de bordo fecharam as janelas.
Presuntos inchados que não cabiam nas chinelas.
Lisboa.
Os meus donos saíram de lá por volta das 20h. Chegaram a Portugal às 9h da manhã, 3h48 em Punta Cana.
A primeira coisa que a minha dona fez quando chegou a casa.

Miaus e Ronrons. Shizuka

Comentários

  1. Que saudades... também já estive nesses lugares e não me importava de voltar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já tenho saudades :) É pena não estarem aqui mais perto e não serem mais económicos :P

      Eliminar

Enviar um comentário