Óscares 2015 - vencedores
Ora bem... por onde começar.
Ontem foi transmitida a cerimónia dos óscares que teve uns resultados interessantes.
Em baixo têm a lista dos vencedores (os nomeados que têm um asterisco eram as minhas apostas). Mas antes quero dizer que o filme que menos gostei (ainda não vi o Selma) foi o Birdman. Eu sei que é um filme inovador, e achei muito bom a maneira como foi filmado, praticamente sem cortes. Mas não gostei, não gostei mesmo nada.
Birdman e O Grande Hotel Budapeste ficaram empatados com 4 prémios cada, apesar de Birdman ter ter ficado em vantagem com o óscar mais aguardado da noite.
Atores e atrizes principais e secundários não foram surpresa para ninguém. Adorei o discurso da Julianne Moore (aquela mulher é magnifica) e o que eu me ri com Eddie Redmayne.
Os grandes derrotados foram O Jogo da Imitação, que só teve um prémio entre oito nomeações, Boyhood e Sniper Americano.
Em relação ao meu querido Neil Patrick Harris não sei bem o que dizer. Ele que até já tem alguma experiência em apresentar cerimónias esteve bastante nervoso. Era quase impossível igualar o feito da Ellen o ano passado mas estava com as expectativas bastante altas com o Neil e a cerimónia foi morninha. O melhor foi a cena em o Neil faz piadinha ao Birdman e entra em palco de cuecas. E aquela Anna Kendrick? Sou só eu que a acho irritante? Só mais um ponto, a Lady Gaga estava estrondosa.
O ano 2014 foi marcado por uma enorme qualidade em cinema, o que não foi evidenciado nos óscares, a começar pelas nomeações. Faltava lá tanta coisa...
Enfim, agora a lista de vencedores:
Acertei 15 em 24 (confesso que em algumas categorias mais técnicas utilizei a técnica do pim pu neta)!
Miaus e Ronrons. Shizuka
Ontem foi transmitida a cerimónia dos óscares que teve uns resultados interessantes.
Eu comecei a ver com a minha dona e o Nobita. Passados cinco minutos o Nobita dormia e ressonava, eu resmungava por estar a perder o meu sono de beleza e a minha dona chorava de tanto bocejar cheia de sono (é um defeito de fabrico que ela tem, se bocejar mais que duas vezes deita tantas lágrimas que parece que esteve a chorar durante um dia inteiro). Mas consegui ver tudo. Eu e a minha dona ficamos acordadas até ao fim. Todos os anos aguentamos até ao fim e todos os anos nos arrependemos no dia seguinte. Todos os anos prometemos que no próximo ano vimos de manhã nas noticias os vencedores principais e depois vimos a cerimónia gravada, e todos os anos não cumprimos a promessa e voltamos a fazer sempre a mesma coisa. Não é a mesma coisa acordar descansadinha de manhã e saber os vencedores, não tem piada. Ver em directo é muito melhor.
Primeiro ficam com uma fotografia da nossa noite bastante animada. Eu só dormi nos intervalos.
Em baixo têm a lista dos vencedores (os nomeados que têm um asterisco eram as minhas apostas). Mas antes quero dizer que o filme que menos gostei (ainda não vi o Selma) foi o Birdman. Eu sei que é um filme inovador, e achei muito bom a maneira como foi filmado, praticamente sem cortes. Mas não gostei, não gostei mesmo nada.
Birdman e O Grande Hotel Budapeste ficaram empatados com 4 prémios cada, apesar de Birdman ter ter ficado em vantagem com o óscar mais aguardado da noite.
Atores e atrizes principais e secundários não foram surpresa para ninguém. Adorei o discurso da Julianne Moore (aquela mulher é magnifica) e o que eu me ri com Eddie Redmayne.
Os grandes derrotados foram O Jogo da Imitação, que só teve um prémio entre oito nomeações, Boyhood e Sniper Americano.
Em relação ao meu querido Neil Patrick Harris não sei bem o que dizer. Ele que até já tem alguma experiência em apresentar cerimónias esteve bastante nervoso. Era quase impossível igualar o feito da Ellen o ano passado mas estava com as expectativas bastante altas com o Neil e a cerimónia foi morninha. O melhor foi a cena em o Neil faz piadinha ao Birdman e entra em palco de cuecas. E aquela Anna Kendrick? Sou só eu que a acho irritante? Só mais um ponto, a Lady Gaga estava estrondosa.
O ano 2014 foi marcado por uma enorme qualidade em cinema, o que não foi evidenciado nos óscares, a começar pelas nomeações. Faltava lá tanta coisa...
Melhor Filme:
-- Sniper Americano
-- Birdman
-- Boyhood*
-- O Grande Hotel Budapeste
-- O Jogo da Imitação
-- Selma
-- A Teoria de Tudo
-- Whiplash - Nos Limites
Melhor Realizador:
-- Alejandor Gonzalez Iñárritu (Birdman)
-- Richard Linklater (Boyhood)*
-- Bennett Miller (Foxcatcher)
-- Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste)
-- Morten Tyldum (O Jogo da Imitação)
Melhor Ator Principal:
-- Steve Carell (Foxcatcher)
-- Bradley Cooper (Sniper Americano)
-- Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo)*
-- Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imitação)
-- Michael Keaton (Birdman)
Melhor Ator Secundário:
-- Robert Duvall (The Judge)
-- Ethan Hawke (Boyhood)
-- Edward Norton (Birdman)
-- Mark Rufallo (Foxcatcher)
-- J.K.Simmons (Whiplash - Nos Limites)*
Melhor Atriz Principal:
-- Marion Cotillard (Dois Dias, Uma Noite)
-- Julianne Moore (Still Alice)*
-- Rosamund Pike (Em Parte Incerta)
-- Felicity Jones (A Teoria de Tudo)
-- Reese Whiterspoon (Wild)
Melhor Atriz Secundária:
-- Patricia Arquette (Boyhood)*
-- Laura Dern (Wild)
-- Keira Knightley (O Jogo da Imitação)
-- Meryl Streep (Caminhos da Floresta)
-- Emma Stone (Birdman)
Melhor Filme de Animação:
-- Big Hero 6*
-- Os Monstros das Caixas
-- Como Treinares o Teu Dragão 2
-- Song of the Sea
-- The Tale of the Princess Kaguya
Melhor Guarda-Roupa:
-- O Grande Hotel Budapeste - Milena Canonero*
-- Vício Intrínseco - Mark Bridges
-- Caminhos da Floresta - Colleen Atwood
-- Maléfica - Anna B. Sheppard e Jane Clive
-- Mr. Turner - Jacqueline Durran
Melhor Fotografia:
-- Birdman (Emmanuel Lubezki)
-- O Grande Hotel Budapeste (Robert Yeoman)*
-- Ida (Lukasz Zal and Ryszard Lenczewski)
-- Mr. Turner (Dick Pope)
-- Invencível (Roger Deakins)
Melhor Documentário:
-- Citizenfour (Laura Poitras, Mathilde Bonnefoy e Dirk Wilutzky)*
-- Finding Vivian Maier (John Maloof e Charlie Siskel)
-- Last Days in Vietnam (Rory Kennedy e Keven McAlester)
-- The Salt of the Earth (Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado e David Rosier)
-- Virunga (Orlando von Einsiedel and Joanna Natasegara)
Melhor Curta Documental:
-- Crisis Hotline: Veterans Press 1 (Ellen Goosenberg Kent and Dana Perry)*
-- Joanna (Aneta Kopacz)
-- Our Curse (Tomasz Sliwinski and Maciej Slesicki)
-- The Reaper - La Parka (Gabriel Serra Arguello)
-- White Earth (J. Christian Jensen)
Melhor Montagem:
-- Sniper Americano (Joel Cox e Gary D. Roach)
-- Boyhood (Sandra Adair)
-- O Grande Hotel Budapeste (Barney Pilling)
-- O Jogo da Imitação (William Goldenberg)
-- Whiplash - Nos Limites (Tom Cross)*
Melhor Filme Estrangeiro:
-- Ida - Polónia
-- Leviathan - Rússia*
-- Tangerines - Estónia
-- Timbuktu - Mauritânia
-- Wild Tales - Argentina
Melhor Caracterização:
-- Foxcatcher (Bill Corso e Dennis Liddiard)
-- O Grande Hotel Budapeste (Frances Hannone Mark Coulier)
-- Guardiões da Galáxia (Elizabeth Yianni-Georgiou e David White)*
Melhor Música:
-- Everything is Awesome (O Filme Lego)
-- Glory (Selma)*
-- Grateful (Beyond the Lights)
-- I’m Not Gonna Miss You (Glen Campbell…I’ll Be Me)
-- Lost Stars (Begin Again)
Melhor Banda Sonora:
-- O Grande Hotel Budapeste (Alexandre Desplat)
-- O Jogo da Imitação (Alexandre Desplat)
-- Interstellar (Hans Zimmer)*
-- Mr. Turner (Gary Yershon)
-- A Teoria de Tudo (Jóhann Jóhannsson)
Melhor Direção Artistica:
-- O Grande Hotel Budapeste (Adam Stockhausen, Anna Pinnock)*
-- O Jogo da Imitação (Maria Djurkovic, Tatiana Macdonald)
-- Interstellar (Nathan Crowley, Gary Fettis)
-- Caminhos da Floresta (Dennis Gassner, Anna Pinnock)
-- Mr. Turner (Suzie Davies, Charlotte Watts)
Melhor Curta de Animação:
-- The Bigger Picture
-- The Dam Keeper
-- Feast*
-- Me and my Moulton
-- A Single Life
Melhor Curta-Metragem:
-- Aya (Oded Binnun e Mihal Brezis)
-- Boogaloo and Graham (Michael Lennox e Ronan Blaney)
-- Butter Lamp - La Lampe Au Beurre De Yak (Hu Wei e Julien Féret)
-- Parvaneh (Talkhon Hamzavi e Stefan Eichenberger)
-- The Phone Call (Mat Kirkby e James Lucas)*
Melhor Montagem de Som:
-- Sniper Americano (Alan Robert Murray e Bub Asman)
-- Birdman (Martín Hernández e Aaron Glascock)
-- O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (Brent Burge e Jason Canovas)
-- Interstellar (Richard King)*
-- Invencível (Becky Sullivan e Andrew DeCristofaro)
Melhor Mistura de Som:
-- Sniper Americano (John Reitz, Gregg Rudloff e Walt Martin)
-- Birdman (Jon Taylor, Frank A. Montaño e Thomas Varga)
-- Interstellar (Gary A. Rizzo, Gregg Landaker e Mark Weingarten)
-- Invencível (Jon Taylor, Frank A. Montaño e David Lee)
-- Whiplash - Nos Limites (Craig Mann, Ben Wilkins e Thomas Curley)*
Melhores Efeitos Especiais:
-- Capitão América: O Soldado do Inverno (Dan DeLeeuw, Russell Earl, Bryan Grill e Dan Sudick)
-- Planeta dos Macacos: A Revolta (Joe Letteri, Dan Lemmon, Daniel Barrett e Erik Winquist)
-- Guardiões da Galáxia (Stephane Ceretti, Nicolas Aithadi, Jonathan Fawkner e Paul Corbould)
-- Interstellar (Paul Franklin, Andrew Lockley, Ian Hunter e Scott Fisher)*
-- X-Men: Days of Future Past (Richard Stammers, Lou Pecora, Tim Crosbie e Cameron Waldbauer)
Melhor Argumento Adaptado:
-- Sniper Americano (Jason Hall)
-- O Jogo da Imitação (Graham Moore)
-- Vício Inerente (Paul Thomas Anderson)
-- A Teoria de Tudo (Anthony McCarten)*
-- Whiplash - Nos Limites (Damien Chazelle)
Melhor Argumento Original:
-- Birdman (Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Jr. & Armando Bo)
-- Boyhood (Richard Linklater)*
-- Foxcatcher (E. Max Frye e Dan Futterman)
-- O Grande Hotel Budapeste (Wes Anderson e Hugo Guinness)
-- Nightcrawler (Dan Gilroy)
Acertei 15 em 24 (
Miaus e Ronrons. Shizuka
Comentários
Enviar um comentário