Método KonMari

O método KonMari tem sido muito falado ultimamente por causa da série da fofinha Marie Kondo na Netflix. Já tinha lido um dos livros dela há uns anos e nessa altura dei uma volta à minha roupa e comecei a utilizar os métodos dela (só na roupa).
Mas agora que está tão na moda decidi falar-vos, muito resumidamente, sobre o método (mas se se interessam por estas coisas devem comprar o livro que é muito útil). Depois noutro post vou falar da aplicação do método em minha casa.

* Devemos organizar os objectos por ordem decrescente de importância, ou seja, guardamos os objectos com maior valor sentimental para último (porque são os que demoram mais tempo). A Marie sugere que se ordenem os itens da seguinte forma:
  • Roupas
  • Livros
  • Papelada
  • Komono (ou tralha)
  • Itens de valor sentimental.

* Devemos sempre agradecer à nossa casa por nos trazer conforto e segurança, e devemos agradecer também aos itens que vamos doar ou deitar fora porque em algum momento da nossa vida nos trouxeram felicidade.
* A pergunta dos 500 mil €: "Isto traz-me alegria?". Esta simples pergunta ajuda logo a decidir o que fazer com qualquer item que tenhamos em casa. Conseguimos reflectir sobre as coisas que nos trazem alegria e por consequência removemos os itens que não nos dão alegria (esfregonas não me dão alegria, mas como é óbvio não me posso livrar delas). Assim conseguimos organizar melhor a casa e ganhar mais espaço quando nos livramos de coisas que não nos são necessárias.
Pessoalmente acho que com a roupa isto funciona na perfeição, agora com outros itens é mais difícil.

* Utilizar o método da Marie Kondo de dobrar a roupa, ou seja, dobrar a roupa em rectângulos e arrumar sempre "em pé". Não empilhar. Só falho em duas coisas aqui, nas meias e nas calças. As calças tenho penduradas em cabides e as meias enrolo (não se devem enrolar porque o elástico fica esticado e vai perdendo a força).

 
* Uma coisa muito importante é que antes de começar a organizar e arrumar devemos juntar todos os itens de determinada categoria e deitar fora (ou doar) o que já não precisamos. Só depois disso é que devemos começar a arrumar.
 
* Devemos organizar as nossas coisas por categorias e não por divisões. Ou seja, nós não devemos organizar o quarto, devemos organizar a roupa, ou os livros, ou os documentos, etc etc. Assim conseguimos manter todos os objectos de uma categoria juntos e não perdemos tempo a procurar aqui e ali, devemos ter um espaço especifico para cada tipo de coisa.

* Aqui está um"mandamento" que eu não sigo nem nunca seguirei! Guardar apenas os livros mais importantes e os que nunca lemos ou que lemos e gostámos mas não adorámos doar. Nunca, os livros que entram em minha casa nunca mais saem.

* Devemos deitar fora todos os cartões, cartas, desenhos e essa tralha toda antiga. Supostamente esse item já te fez feliz na altura e não é necessário guardar. Concordo e não concordo. 
Aqui em casa tenho uma caixa de arquivo morto devidamente etiquetada com algumas lembranças, as mais importantes. Nestas últimas semanas livrei-me de muitas coisas que não me traziam assim tantaaa felicidade, como por exemplo as cábulas que fazia para filosofia quando andava no secundário (sim, até as cábulas tinha guardadas).
* A Marie diz que não devemos guardar todas as fotos antigas, que devemos apenas guardar as que nos trazem alegria. 
Ora aqui não faço nada do que a moça diz. Nem pensar, tenho álbuns todos catitas com as fotos todas da família e recuso-me a deitar fora qualquer uma que seja (tenho um bocado a superstição que nem se deve rasgar fotos). Confesso que nos últimos 6 anos nunca mais mandei revelar nenhuma foto (raios partam os telemóveis e as 500 fotos por dia), mas os álbuns que tenho estão todos arrumadinhos e organizados (tenho uma lista com os álbuns e as datas dos mesmos para ser mais fácil encontrar).

* Não usar a casa dos pais para guardar a nossa tralha. Aqui também não cumpro. Quando me mudei para o apartamento tive de comprar muita coisa e guardei as caixas todas (dos electrodomésticos e manuais de instruções etc etc) no sótão deles. Agora que ando possuída pela Marie andei no sótão a fazer uma escolha e mandei tudo para o lixo, mas ainda não cumpro a 100%.

* Utilizar caixas que temos por casa (tipo dos sapatos) e aproveitar para arrumação. Não precisamos de comprar objectos de arrumação especiais e caros. O uso de caixas na arrumação facilita porque deixa tudo visível (se for arrumado consoante o método da Marie).


Miaus e Ronrons. Dona mais nova.

Comentários