Receita #5 - Muffins death by chocolate

Olá a todos,

A minha dona mais nova quando faz doces e bolos corta no açúcar (às vezes nem põe sequer nenhum tipo de adoçante) e corta no sal e na gordura de toda a comida (posso dizer-vos que ela só usa sal para temperar a salada e é muito raro). Todos aqui em casa dizem que é mania, ela diz que é comida saudável (e eu concordo com ela, porque ela tem sempre razão).

Num destes domingos, a minha dona tinha um tempinho livre na agenda (a agenda e a minha dona mais nova são BFF's), o que ultimamente é raro, e decidiu ir para a cozinha. Ela adora cozinhar e inventar receitas!

Logo depois do pequeno almoço ela decidiu que iria fazer uns muffins saudáveis e uns muffins de chocolate com tudo o que têm direito. Isso significava pôr de parte uma das suas grandes manias, mas em compensação os muffins iriam fazer as delícias de todos aqui em casa (escusado será dizer que todos preferem a comida da minha dona mais nova feita sem manias).

E assim foi, os muffins saudáveis foram uns muffins de maça e aveia (a receita fica para uma próxima) e os muffins com tudo incluído foram uns muffins adaptados de uma receita da rainha dos muffins, a Joana do Palavras que fazem bem à barriga. Digo que foi adaptada porque a receita da Joana era feita com chocolate de culinária 70% cacau e a minha dona teve de usar chocolate de culinária branco (porque o dono mais velho comeu todas as tabletes de chocolate preto escondidas - sim, leram bem, escondidas, porque caso contrário as tabletes nem chegam a ser colocadas no armário - e não avisou ninguém).

Estes muffins foram um sucesso aqui em casa, acho que todos suspiraram de alivio quando souberam que a minha dona fez uns muffins com tudo incluído! Posso-vos dizer que os muffins duraram uma tarde (ok, ok, duraram duas horas!)



Muffins Death By Chocolate
(Receita adaptada do blog Palavras que enchem a barriga)

Ingredientes:
(sete muffins)
   - 60 ml leite
   - 1 colher de sumo de limão
   - 4 colheres de manteiga sem sal
   - 30 gr de chocolate de culinária (a minha dona teve de usar chocolate branco de culinária)
   - 4 colheres de sopa de cacau em pó magro
   - 6 colheres de sopa de farinha (sem fermento)
   - 1/2 colher de chá de fermento em pó
   - 50 gr de pepitas de chocolate (a minha dona usou chocolate branco partido aos bocadinhos)
   - Uma pitada de sal
   - 1 ovo
   - 2 colheres de sopa de açúcar amarelo
   - 1 colher de açúcar branco

Preparação:
- Misturar o leite com o limão e deixar repousar durante 5 minutos.
- Derreter o chocolate com a manteiga no microondas (ir mexendo de 20 em 20 segundos). Depois de derretido deixar arrefecer um pouco.
- Numa taça misturar o cacau em pó, a farinha, o fermento, o sal e as pepitas de chocolate (que no caso da minha dona foi chocolate branco partido aos bocadinhos).
- Noutra tijela bater o ovo com o açúcar amarelo e o açúcar branco até obter um creme claro e espumoso.
- Adicionar a mistura do chocolate com a manteiga e mexer bem.
- Misturar metade da mistura da farinha com a metade do leite com limão. Logo de seguida juntar a metade restante da farinha e a metade restante do leite com limão.
- Mexer suavemente apenas para ligar os ingredientes.
- Colocar a massa nas forminhas e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante aproximadamente 18 minutos.







Espero que gostem, aqui em casa estes muffins vão aparecer muitas vezes de certeza!

Miaus e Ronrons. Nobita

Comentários