Mordidas e veterinários

Ora bem...
Preparem-se que o texto de hoje é longoooo.
Desde há uns tempos que eu e o Nobita andamos com muita queda de pêlo (nesta altura é normal haver mais queda, tal como no início do outono).
Como eu sou mais peluda (e o meu pêlo é muito mais comprido do que o do Nobita) e adoro lavar-me, engulo sempre montes e montes de pêlo. A minha dona "tenta" escovar-me e a maior parte das vezes acaba a sessão a dizer asneiras e toda arranhada (ninguém a manda vir mexer onde não deve), ou seja, escovar ajuda só um bocadinho (ao Nobita ajuda muito porque ele adora ser escovado).
A minha dona também nos vai dando uma pasta para comer que ajuda com as bolas de pêlo (ela já experimentou muitas, depois posso dizer-vos quais as que gostei - o Nobita gosta de todas, eu sou mais esquisita selectiva).
Mas eu sou muito teimosa e insisto em continuar a lavar-me muito (a minha dona ralha comigo e diz que me põe o funil para eu não me lavar nestas alturas, mas vamos ser sinceros, se eu não quero funil ela não mo vai pôr) e por mais coisas que a minha dona tente eu fico sempre com muitas bolas de pêlo no estômago e nos intestinos.
Resultado? Shizuka doente.
Pois. A minha dona viu que eu comecei a ficar muito sossegada e parecia sempre mal disposta, não queria comer, não fazia quase nenhum cócó e lá disse o que eu temia: Shizuka, temos de ir ao veterinário.
Foi uma guerra. E por falar em guerra tenho uma história engraçada - not - que também se passou no veterinário, há uns seis meses, para publicar! Na próxima semana publico.
A minha dona mais nova e o meu dono mais novo depois de saírem do trabalho deles levaram-me ao consultório e eu sinceramente não consegui organizar bem o meu plano de "fuga" porque estava muito mal disposta.
Chegámos lá, o senhor doutor veterinário observou-me (foi um drama para me tirarem da caixa) e disse que tinha de me dar uma injecção.
A minha dona agarrou-me as patas da frente, o meu dono as de trás e o veterinário espetou-me com a seringa. Eu danei-me comecei a espernear e mordi a minha dona. Dei-lhe uma trinca na mão. Obviamente que não foi de propósito, mas estava chateada e foi a primeira coisa que encontrei para me vingar.
Eles largaram-me logo (já tinham dado a injecção) e a minha dona começou a queixar-se. Foram só dois dentinhos que lhe morderam, mas começou logo a deitar muito sangue. Ela armou-se em forte, desinfectaram tudo, meteram um penso, acabaram a consulta e siga para casa.
Quando chegou a casa meteu logo gelo para não inchar, desinfectou outra vez e no outro dia de manhã foi trabalhar com muitas dores na mão.
Teve de sair do trabalho passado uma hora para ir às urgências. Tinha a mão inchada e a começar a ficar muito vermelha. E o que a assustou mais foi que o vermelho parecia que estava a percorrer uma das veias do braço (fotos em baixo).
A médica nas urgências disse que os gatos eram uns filhos da mãe adoráveis e fez uns testes e tal e concluiu que a minha dona tem Bartonella (em baixo têm uns links se quiserem ver melhor o que é). Isto é, uma das trincas que eu dei apanhou uma veia e espalhou logo bactérias.
Ela começou logo a tomar antibiótico para prevenir que a infecção espalhasse e a médica marcou a mão para ela controlar se a vermelhidão alastrava. Caso alastrasse teria de ir ao hospital para ser vista por um cirurgião por causa de possíveis coágulos no sangue e outras complicações.
Não alastrou, mas ela não conseguia mexer os dedos nem o pulso e como é um bocado hipocondríaca começou logo a pensar que lhe tinham de cortar a mão, ou um dedo, e andou um bocado stressada (além disso eu também não estava a melhorar). Ficou o resto da semana em casa e agora finalmente já consegue mexer a mão e já não está nada vermelho. Ainda tem algumas dores, mas com o tempo vai lá.
Eu tive de voltar ao veterinário para levar mais duas injecções mas já não mordi ninguém.
Também já comecei a comer mais e já estou mais bem disposta.
Em relação à Bartonella, pode ser tratada com antibióticos e os humanos podem apanhar esta bactéria seja por mordida ou arranhadela de gato (independentemente se estão vacinados ou não). Deixo-vos este link e este e mais este, se tiverem curiosidade.

Fiquei com muito peso de consciência de ter magoado a minha dona, mas se formos a ver bem as coisas a culpa foi dela.
E ela diz para não ficarem com receio porque obviamente nem todas as mordidas e arranhadelas transmitem esta bactéria. Ela teve azar.
Já sabem, se alguma vez forem mordidos ou arranhados por um gato e se virem que começa a infectar ou se têm muitas dores vão ao médico. Como alguém uma vez disse: mais vale prevenir do que remediar.

Eu a caminho do veterinário.
 Quando cheguei a casa depois de ter mordido a minha dona.
Estivemos o resto da semana na ronha porque eu estava sempre muito mal disposta e a minha dona não conseguia fazer nada por causa da mão. O Nobita como é hábito andava sempre atrás da minha dona e quando se deitava ao pé de mim só me fazia miminhos (agora já voltámos à programação normal e não há cá mimos para ninguém).
 A caminho do veterinário outra vez.
 Aqui começa o foto-documentário da mordida. A foto em cima foi logo depois de sairmos do veterinário.
No outro dia de manhã a mão já estava inchada.


As mordidas foram pequeninas, mas a minha dona diz que doeram muito, maricas.
Nas urgências (se repararem já se nota o vermelho a começar a alastrar na veia).
A minha dona foi tirando fotos ao longo dos dias para ir vendo a evolução. Como disse em cima, agora já não está vermelho, nem inchado, mas ela ainda tem algumas dores. Coloquei as fotos para verem que normalmente quando uma pessoa é mordida por um gato não fica assim com tão mau aspecto, ela teve azar porque eu tenho uns dentes super poderosos. Adiante, a minha dona manda dizer que se alguma vez forem mordidos e houver alguma coisa do género o melhor é irem ao médico o mais rápido possível para serem devidamente tratados.

Miaus e Ronrons. Shizuka

Comentários

  1. Estamos sempre a aprender. Daí ser tão importante este tipo de partilhas. Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu desde que me lembro sempre tive gatos e nunca me tinha acontecido nada do género, nem sabia que podia acontecer! Por isso é que achei importante partilhar :)
      Beijinhos e obrigada ***

      Eliminar
  2. Olá
    ahahaha a história está muito bem contada e tem muita graça, só que não, nem para a gata nem para a dona!
    As melhoras para ambas!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu agora também acho muita piada à situação :P Mas na altura "paniquei" um bocadinho!
      A dona já está pronta para outra (esperemos que não seja tão cedo) e a gata também já está bem melhor :)
      Beijinhos e obrigada pela visita***

      Eliminar
  3. As melhoras da dona,,, riqueza de bichanas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Já está tudo fino por aqui, a dona e a bichana (entretanto ela já tentou repetir a proeza mais umas vezes, mas sem sucesso :P)
      Beijinhos***

      Eliminar
  4. Foi mesmo uma aventura! Eu já levei tanta trinca e arranhanços e nunca me tinha acontecido :) Alguma vez tinha de ser a primeira :P
    E olha que desde que isto me aconteceu já soube de mais duas situações semelhantes com amigas minhas. Isto são os gatos que andam numa de vingança :D
    A parte boa foi mesmo os miminhos, muitos dias no sofá na melhor companhia.
    Beijinhos***

    ResponderEliminar

Enviar um comentário